13 de junho de 2018

BOLETIM Nº 603.



ROTARY INTERNATIONAL

O ROTARY FAZ A DIFERENÇA
DANDO DE SI SEM PENSAR EM SI. 
MAIS SE BENEFICIA QUEM MELHOR SERVE.

INSTRUÇÃO ROTÁRIA

Do ABC do Rotary.
PREOCUPAÇÃO COM OS IDOSOS
Uma das atuais áreas de especial ênfase dos Rotary Clubs está direcionada à concessão de “novas oportunidades para os idosos”. Em 1990, o Conselho Diretor do Rotary International solicitou a todos os rotarianos que procurassem identificar projetos de prestação de serviços aos cidadãos de terceira idade, que tivessem por finalidade as atividades envolvendo mais de uma geração e a integração dos idosos na sociedade e no mercado de trabalho. No ano seguinte, o Conselho Diretor solicitou a implementação de um projeto que tivesse por finalidade a prestação de serviços “pelos” idosos “para” os idosos.
Com o aumento substancial da proporção de idosos na população atual, verificou-se um aumento proporcional nas necessidades de atenção especial a ser dedicada aos mesmos. A medida em que os cidadãos envelhecem, lhes é mais e mais importante manter, tanto quanto possível, sua independência e controle de suas próprias vidas.
Vários Rotary Clubs estão procurando maneiras de prestar serviços aos cidadãos de terceira idade de suas comunidades que enfrentam problemas advindos da deterioração de sua saúde, solidão, má nutrição, dificuldades de transporte, impossibilidade de desempenhar atividades corriqueiras, perda de laços familiares, diminuição de oportunidades de praticarem atividades recreativas, moradia inadequada, assim como carência de informações a respeito das agências de assistência social e de emergência. Alguns clubes iniciaram, através da organização e da divulgação das informações que lhes são disponíveis em seus quadros sociais, um importante projeto de prestação de serviços comunitários visando auxiliar os idosos no planejamento de suas aposentadorias e no ajuste às suas novas realidades. Já outros clubes desenvolveram programas de adoção temporária de avós e outras atividades que envolvem várias gerações, permitindo, assim, que os idosos utilizem suas experiências e conhecimentos no auxílio à juventude. Rotarianos podem, frequentemente, ajudar aos idosos naquelas tarefas que estes não possuem mais condições de realizar por si próprios.

A maior carência dos cidadãos de terceira idade é, muito frequentemente, a ausência de uma verdadeira expressão de carinho e preocupação por parte de seus amigos. Todos os rotarianos deveriam considerar seriamente como eles e seus clubes podem participar ativamente nos programas direcionados aos idosos. É uma das áreas de serviços à comunidade em que existe a crescente possibilidade de que um de nós se encontre, algum dia, do lado dos necessitados. 


Mensagem do Presidente de RI - 1916/17.

"A Fundação Rotária não serve para construir monumentos de tijolo e pedra. Se esculpirmos o mármore ele perecerá; se cinzelarmos o latão, o tempo o desgastará; se erigirmos templos, eles cairão como pó; mas se incutirmos nas mentes imortais o espírito rotário, de acordo com o afirmado pelos Objetivos do Rotary e com temor a Deus e amor ao próximo, estaremos entalhando as tábuas da lei com o brilho da eternidade".
Sua visão para o Rotary - A criação de um fundo de dotações para perpetuar o bom trabalho da entidade. Assim surgiu a Fundação Rotária.
Arch C. Klumph - Rotary Club de Cleveland - Ohio - EUA.

____________________________________________________________

RECTA FINAL


Estamos empezando la recta final de ese largo camino MARCANDO LA DIFERENCIA.  Las huellas que se han  ido dejando son el fruto del arduo trabajo y del compromiso de la membresia y la colectividad.

Estos dias que nos quedan sirven para reconocer el esfuerzo, valorar el trabajo y sobre todo y mas importante, continuar la misma hoja de ruta.

Hoy, ROTARY exige la sostenibilidad de los proyectos en el tiempo, lo que obliga al compromiso de los presidentes en ejercicio con los presidentes electos, por algo son electos con mas de un año de anticipacion, para darle continuidad al trabajo.

Una idea para reflexionar: las obras perduran en el tiempo, son las personas las que tienen la obligacion y capacidad moral de darle el valor agregado a la labor realizada.  No caer en el conformismo, todo lo contrario, seguir aportando ideas, oportunidades, que ayuden a construir un mundo mejor.

EGD FERNANDO AMENGUAL DEL CAMPO
DIRECTOR HOJANOTICIAS
ROTARY CLUB SAN BERNARDO-DISTRITO 4340

CHILE


(FUENTE: EDITORIAL DE EL CHILE, BOLETIN SEMANAL NRO. 33 DE ROTARY CLUB PIURA OESTE, PIURA, PERU, DEL 05 DE JUNIO DE 2018 EDITOR: GIANCARLO CASTAGNINO CALDERON)

    --------------------------------------------------------------------

CONVITES.

Nossos afilhados do Rotary Club São Lourenço esperam por nós.


Festiva de posse no Bom Fim, clube que doou um Título Paul Harris à nossa associada, Eunice Gomes Carvalho.



Palesta no Rotary Club Bom Fim.





ROTARY CLUB DE CAMAQUÃ.

PRESIDENTE DE R.I. 2017/18.

IAN RISELEY

GOVERNADOR DO DISTRITO 4680:
JOÃO DA SILVEIRA TORRES/ROSANE.

GOVERNADOR ASSISTENTE 2017/18:
JOÃO ANTÔNIO RANZAN

PRESIDENTE DO CLUBE:
LEDI PEREZ RÖDEL

----------------------------------------------------------------------





CONSELHO DIRETOR 2017/2018:

PRESIDENTE: LEDI PEREZ RÖDEL
VICE PRESIDENTE: JANE LUCIARA BARTZ
SECRETÁRIA: LUCIARA GIANECHINI
INFORMAÇÃO ROTÁRIAJOSÉ NAPOLEÃO KASPRZAK
TESOUREIRA: SILVANA SCHERER VIEIRA
PROTOCOLO:  SAUL KAZANOWSCKI
COMPANHEIRISMOALIA IAASSOUB FARIAS

COMISSÕES:
ADMINISTRAÇÃO: 
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICODENISE HELENA MELENDEZ SEFRIN
IMAGEM PÚBLICA: DIEGO LEMPE MARQUES
PRO JUVENTUDE: RANIERY RODRIGUES DE SOUZA
FUNDAÇÃO ROTÁRIA: MARIZETE MEDINA REIZNAUTT
PROJETOS HUMANITÁRIOS: VITOR VOLZ THOFEHRN
DESENVOLVIMENTO DO QUADRO SOCIAL: LUCIARA GIANECHINI


RESUMO DA ÚLTIMA REUNIÃO.

Dia treze do corrente, no Clube Camaquense reuniu-se o Rotary Club de Camaquã, quando as 12,15 horas a presidente Ledi Rödel abriu a reunião com a saudação ao Pavilhão Nacional. O protocolo foi desenvolvido pelo Companheiro Marcelo Adriano da Silva, que após saudar a presidente e demais associados, referiu-se ao próximo pleito eleitoral, quando iremos eleger novo Presidente do Brasil, senadores e deputados, mostrando a necessidade de abandonarmos nossas paixões e exercermos nossas razões, sem política mas com ética. A Informação Rotária foi feita pela Companheira Janice de Brito, que abordou o item "pin rotário". Nossa Companheira Alia Iaassoub Farias leu o Calendário da Amizade, na saudação aos aniversariantes do mês de junho. Os momentos de comunicações versaram sobre o desmando político de nosso Brasil, assunto que não tem começo nem fim. Nossa Presidente, Ledi Rödel, no encerramento comunicou que a posse do novo Conselho Diretor será em reunião conjunta com o Rotary Club Camaquã Norte, no dia três de julho, no Clube Camaquense, as 20 horas, contando com a presença do nosso Governador 2017/18, Companheiro João da Silveira Torres. Agradeceu a participação dos associados na reunião, e desejando uma feliz quarta feira, encerrou a reunião com a saudação ao Pavilhão Nacional.


Seminário de Contabilidade.



Na data de hoje, 14 de junho, o Banco de Alimentos de Camaquã recebeu do CRCRS (Conselho Regional de Contabilidade), que realizou na ACIC um Seminário de Contabilidade & Negócios, recolhendo cerca de 80 quilos de alimentos não perecíveis doação de seus associados. Uma verdadeira participação social, amenizando a fome dos pobres da periferia de Camaquã. Abaixo o o registro da CRCRS:
A inscrição para os seminários promovidos pelo CRCRS é gratuita, solicitando-se apenas, aos participantes, a doação de alimentos não perecíveis. No Seminário de Contabilidade & Negócios realizado em Camaquã foram arrecadados 77,5 kg,  doados ao Banco de Alimentos do município.
As doações foram entregues pela presidente do CRC RS contadora Ana Tércia de Lopes Rodrigues, pelo Delegado do CRC RS Célio Affeldt e pela contadora e Rotariana Silvana Scherer Vieira.



CONSELHO DIRETOR 2018/2019

PRESIDENTE- JANE BARTZ
VICE PRESIDENTE-  JANICE LOPES
PROTOCOLO-  THAIS CHINEPP
PROTOCOLO ADJUNTO-  CARLOS HEITOR
SECRETÁRIO- -  LEDI PEREZ RODEL
SECRETÁRIO ADJUNTO-   LUIZ FERNANDO AZAMBUJA
TESOUREIRO-       SILVANA SCHERER VIEIRA
TESOUREIRO ADJUNTO-   LUCIARA DE OLIVEIRA  G.
INFORMAÇÃO ROTÁRIA-  JOSÉ NAPOLEÃO
INFORMAÇÃO ROTÁRIA  ADJUNTO-  MILTON
COMPANHEIRISMO  - ALIA IAASSOUB FARIAS
COMPANHEIRISMO ADJUNTO-   JANICE DE BRITO
COMISSÃO DE ADMINISTRAÇÃO- -   VITOR VOLZ THOFEHRN
COMISSÃO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO-   DENISE HELENA MELENDEZ SEFRIN
COMISSÃO DE IMÁGEM PÚBLICA-   DIEGO LAMPE MARQUES
SUPLENTE-  EUNICE CARVALHO
COMISSÃO PRO JUVENTUDE- PAULO DUBINA
SUPLENTE :  RANIERY RODRIGUES DE SOUZA
COMISSÃO FUNDAÇÃO ROTÁRIA-  MARISETE MEDINA REIZNAUTT
SUPLENTE:
COMISSÃO DE SERVIÇOS PROFISSIONAIS-   CLAUDIO DUARTE SOUSA
SUPLENTE:    GILBERTO WIATROWSKI
COMISSÃO DE PROJETOS HUMANITÁRIOS-   MARCELO ADRIANO DA SILVA
SUPLENTE:  
COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO DO QUADRO ASSOCIATIVO-   LUCIARA DE OLIVEIRA  G.
SUPLENTE :

INSTRUTOR DO CLUBE: -    LUIZ FERNANDO AZAMBUJA


ESTATÍSTICA DE FREQUÊNCIA.

Junho - 30/05 -  06/06 - 13/06 - 20/06.
S = Reunião Suprimida pelo Conselho Diretor.
D= Dispensado de frequência.
X= Em transferência - não rotariano. Falta.
Y= Dispensado à pedido. Falta.
P= Presente.
A= Ausente.
O= Ainda não associado.

01 - Ália I. Farias - P - R - P
02 - C. H. de Freitas - A - A - A
03 - Cláudio Sousa - P - P - P
04 - Denise Sefrin - A - R - A
05 - Diego Marques - A - A - A
06 - Eunice G. de Carvalho - Y - Y - R
07 - Jane Bartz - R - P - P
08 - Janice B. Lopes - P - P - P
09 - J. Napoleão Kasprzak(D) - R - P - R
10 - Ledi P. Rödel - P - P - P
11 - Liliane Flores Ness - A - A - A
12 - Luciara de O. Giannechini - P - P - R
13 - Luiz F. Azambuja (D) - P - P - P
14 - Marcelo Adriano da Silva - Y - P - P
15 - Marisete N. Reiznautt - P - P - A
16 - Milton L. O. Gmelli - P - A - A
17 - Paulo Dubina - P - P - P
18 - Raniery Souza - Y - Y - Y
19 - Saul Kazanowski - Y - P - Y
20- Silvana Scherer Vieira - P - P - P
21 - Thais de Campos Chinepp - A - P - A
22 - Valdemar Ferrão (D) - D - D - D
23 - Vitor Thofehrn - P - R -A
MÉDIAS.
30/05 = 60,86%                                                                              
06/06 = 73,91%
13/06 = 60,86%
20/06 = 

Média Mensal de JUNHO = 
Associados 100% no ano rotário 2017/18:
Sousa; Jane; Janice; Napoleão; Ledi; Luciara, Paulo Dubina e Silvana.

Créditos de recuperações:
Napoleão - 4
Janice - 2
Sousa - 7
Alia - 0
Jane - 6
Ledi - 8
Paulo - 2
Luciara - 0
Silvana - 2
Vitor - 0
Saul - 2
Azambuja - 6


Recuperações:
07/07 - Banco de Alimentos - Napoleão, Eunice e Saul(R).
02/07 - Chá Casa da Amizade - Alia, Ana(R), Vera(Sousa), Janice.
15/08 - Festiva - Marizete (R=7/08); Alia (R=7/08); Sousa; Jane; Ledi; Luciara; Silvana e Vitor
09|09 - Banco de Alimentosw - Napoleão, Ledi, Jane, Saul, Sousa.
30/09 - Rotry Club Camaquã Norte - Ledi, Napoleão(R), Sousa e Azambuja.
05/03 - Conselho da Mulher - Ledi e Jane.
10/03 - Banco de Alimento - Napoleão (2), Azambuja (2), Sousa, Saul.
07/04 - Banco de Alimentos - Napoleão, Azambuja e Sousa.
05/04 - Conselho da Mulher - Lede e Jane.
09/05 - Reunião do Conselho Diretor  -  Ledi e Paulo.
10/05 - Trabalho na organização do Bingo - Alia(R).
10/05 - Conselho da Mulher - Ledi e Jane.
12/05 - Banco de Alimentos (toda a tarde) - Azambuja(2)
23/05 - Inscritos na Conferência - Sousa, Jane, Janice, Ledi e Paulo
09/06 - Banco de Alimentos (S.José Viégas) Napoleão e Azambuja (2)
14/06 - Banco de Alimentos - doação dos Contadores - Silvana.

CALENDÁRIO DA AMIZADE.

JUNHO
04 – ANIVERSÁRIO DO COMPº. MARCELO ADRIANO DA SILVA.
06 – Aniv. de Emanuelle, filha da Companheira Marisete Reiznautt.
13 - Aniv. de Luiz Eduardo, filho do Comp. Valdemar Ferrão.
17 - Aniv. de Jane, esposa do Comp. Luiz Fernando Azambuja.
19 - Aniv. de Daniel, filho do Comp. José Napoleão e Mafalda Kasprzak.
     - Aniv. de Carlos Eduardo, esposo da Compª. Denise Helena M. Sefrin.
21 - Aniv. de Pedro, neto do Comp. José Napoleão e Mafalda Kasprzak.
27 – ANIVERSÁRIO DO COMPº. CLÁUDIO DUARTE DE SOUSA.
28 – Aniversário de casamento da Compª Eunice e Fabiano Carvalho.
29 – ANIVERSÁRIO DA COMPª JANICE DE BRITO LOPES.
30 - Ingresso no Clube do Comp. Carlos Heitor de Freitas (2001).

     -  Ingresso no Clube da Comp.ª Ália Iaassoub Farias (2009)

EFEMÉRIDES
JUNHO
Dia 01/Junho
# Dia de Caxias
# Dia nacional do jornalista
Dia 02/Junho
# Dia nacional da iluminação
Dia 03/Junho
# Dia mundial da comunicação social
# Dia mundial do administrador de pessoal
Dia 04/Junho
# Dia internacional do cooperativismo
# Dia internacional das crianças vítimas de agressão
Dia 05/Junho
# Dia da ecologia
# Dia mundial do meio ambiente
Dia 07/Junho
# Dia da liberdade de imprensa
# Fatos históricos: Assinado o tratado de Tordesilhas (1494)
Dia 08/Junho
# Dia do citricultor
Dia 09/Junho
# Dia de Anchieta (Apóstolo do Brasil)
# Dia do porteiro
# Dia do tenista
Dia 10/Junho
# Dia mundial da liberdade de imprensa
# Dia da língua portuguesa
# Dia da artilharia
# Dia da raça
Dia 11/Junho
# Dia da Marinha brasileira
# Dia da televisão
# Dia do educador sanitário
Dia 12/Junho
# Dia do Correio Aéreo Nacional
# Dia dos namorados
# Dia do enxadrista
Dia 13/Junho
# Dia de Santo Antonio
# Dia do turista
Dia 14/Junho
# Dia do profissonal de relações públicas
# Dia do propagandista de laboratório
# Dia da independência dos povos americanos
Dia 15/Junho
# Dia do paleontólogo
Dia 16/Junho
# Dia da unidade nacional
Dia 17/Junho
# Dia do funcionário público aposentado
# Dia mundial de luta contra a desertificação
# Dia mundial de combate à seca
Dia 18/Junho
# Dia do imigrante japonês
# Dia do químico
Dia 19/Junho
# Dia do vigilante
# Dia do migrante
# Dia da caridade
# Aniversário de Ribeirão Preto-SP
Dia 20/Junho
# Dia do revendedor
Dia 21/Junho
# Dia internacional do ex-combatente
# Dia universal olímpico
# Dia da mídia
# Dia do intelectual
# Início do inverno
Dia 22/Junho
# Dia do orquidófilo
# Dia do areroviário
# Dia do gráfico
Dia 23/Junho
# Dia olímpico
# Dia do lavrador
# Dia internacional das aldeias SOS
Dia 24/Junho
# Dia de São João
# Dia internacional do leite
# Dia do gráfico e das empresas gráficas
# Dia do caboclo
# Dia mundial dos discos voadores
Dia 25/Junho
# Dia do imigrante
# Dia do escritor
Dia 26/Junho
# Dia mundial do combate ao tráfico de drogas
Dia 27/Junho
# Dia nacional do vôlei
# Dia internacional do diabético
# Dia nacional do progresso
Dia 28/Junho
# Dia da ernovação espiritual
# Dia do agricultor
Dia 29/Junho
# Dia de São Pedro
# Dia do Papa
# Dia do pescador
# Dia da telefonista

Dia 30/Junho
# Dia do caminhoneiro
PÁGINA DA SAUDADE


1974 - (Da esquerda) = José Ribeiro Suso e Antônio Carlos Vargas Longaray, Companheiros do nosso Rotary Club de Camaquã; Lins Ferrão, Companheiro do Lions Club de Camaquã; Plínio Augusto Verza, presidindo o Rotary Club de Camaquã, todos saudosos Companheiros. Luiz Fernando Azambuja, na extrema dirieta, Companheiro do Camaquã, e testemunha viva daquele belo e saudoso encontro rotário. 

---------------------------------------

ASSOCIADOS DO CLUBE.

Nome - Cônjuge - Celular - E-mail - Nº RI - Aniversário

01.- Alia Iassoub Farias (Marcus L.) 99984.4470/3200
alia@passoapassocalcados.com.br - Nº RI = 8086484
Niver - 31 de janeiro.
02.- Carlos Heitor de Freitas (Juliane9984.1689/8555
arq.heitor@terra.com.br - Nº RI = 5393138
Niver – 15 de outubro.
03.- Cláudio Duarte Sousa (Vera R.) 9984.0829/5034/6012
grabowskisouza@uol.com.br - Nº RI = 6769180
Niver – 27 de junho.
04.- Denise Sefrin (Carlos Eduardo) 86084816/1816

sefrindenise@gmail.com - Nº RI = 9241039
Niver - 15 de dezembro
05.- Diego Lampe Marques ( Juliane) 998090511/2235
diegoemarques@gmail.com - N° RI =
Niver 07 de janeiro.
06.- Eunice Gomes de Carvalho (Fabiano) 84369698/1603
eunice.carvalho@terra.com.br - Nº RI = 8315705
Niver 23 de abril.
07.- Jane Luciara Bartz - 98729189/6309
janebartz@hotmail.com  Nº RI = 8843221
Niver 21 de dezembro.
08.- Janice Lopes (Jaime) 997677741
jaimemotos@oi.com.br Nº RI _
Niver 29 de junho.
09.J. Napoleão Kasprzak (Mafalda) 9997.0078/1952
napoleaojkjk@hotmail.com - Nº RI = 66352
Niver – 21 de outubro.
10.- Ledi Perez Rödel 97022238/ 2747 / 4139
lediperezrodel@hotmail.com Nº RI = 6769179
Niver – 15 de abril
11.- Liliane Flores Ness
12.-  Luciara de Oliveira Giannechini - 9985.8097/ 6665
aga401@agafarma.com.br - Nº RI
Niver - 10 de março.
13.- Luiz Fernando Azambuja (Jane) 9984.1011/2202
faz@terra.com.br - Nº RI = 66390
Niver – 03 de maio.
14.- Marcelo Adriano da Silva (Marisa) 99998464/5066
Marcelo@afubra.com.br nº RI 8410866
Niver 04/06
15.- Marisete Medina Ruznautt (Mauro) 93998184/ 36715240
zetty283@gmail.com nº RI
Niver 06 de março
16.- Milton Gmelli (Ligiane) 98334194/0509
miltongmelli@gmail.com  nº RI =
Niver 11 de agosto
17.- Paulo Dubina (Ledi) 999661543
paulodubina@bol.com.br - nº RI =
18.- Ranieri Suris de Souza 9984.1567/ 1290
ranieri.souza@sicredi.com.br
Niver 12 de março 
19.- Saul Kazanowski (Laurita) 97658259
saul.kazanowski@gmail.com Nº RI = 8943315
Niver – 10 de fevereiro.
20.- Silvana Scherer Vieira 9221.6254/ 5999
silvananoka@msn.com
Niver 09/05
21.- Thais de Campos Schinepp
22.- Valdemar Sperotto Ferrão (Maria) 9955.1845/9200*
valdemar@lojaspompeia.com.br - Nº RI = 66379
Niver – 09 de dezembro.
23.- Vitor Volz Thofehrn (Ângela) 9984.8423
vithof@gmail.com - Nº RI = 8007855
Niver – 27 de março.
*3692

--------------------------------------------------------------------
TÍTULO PAUL HARRIS.
A= Ativo.
D = Desligado.
01º) Ano 85/86 HÉLIO FREDERES. In Memorian
02º) Ano 86/87 WILLY HOFF. - In Memorian
03º) Ano 88/89 NEY VEIGA PIRES.- In Memorian
04º) Ano 89/90 EDSON N. CAMPOS. In Memorian
05º) Ano 89/90 PAULO C. DORA. - In Memorian
06º) Ano 89/90 ANILDO HUBER. - In Memorian
07º) Ano 90/91 JOÃO ALAOR PEREIRA. - D
08º) Ano 90/91 LUIZ F. AZAMBUJA. - A
09º) Ano 92/93 JOSÉ R. SUSO. - In Memorian
10º) Ano 93/94 OLY R. CORLETA. - In Memorian
11º) Ano 94/95 PLÍNIO A. VERZA. - In Memorian
12º) Ano 95/96 NEMO M. PIRES. - In Memorian
13º) Ano 96/97 VALDEMAR S. FERRÃO. - A
14º) Ano 97/98 J. NAPOLEÃO KASPRZAK. - A
15º) Ano 98/99 ADÃO WILMAR DOS SANTOS. - D
16º) Ano 99/00 LUIZ ALBERTO HOFF. - D
17º) Ano 00/01 PAULO C. BATISTA TELÓ. - D
18º) Ano 10/11 SÉRGIO R. N. DE CAMPOS. - D
19º) Ano 10/11 PAULO V. WINGERT. - D
20º) Ano 11/12 CARLOS H. DE FREITAS - A
21º) Ano 11/12 CLAUDIO R. RIBEIRO - D
22º) Ano 12/13 EUNICE GOMES DE CARVALHO - A
23º) Ano 14/15 LEDI PEREZ RÖDEL - A
24º) Ano 14/15 CLÁUDIO SOUSA - A
Obs.- Todos são ou foram Companheiros do Clube.


-------------------------------------------------------------------

LISTA DE CLASSIFICAÇÕES

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS:
Empresa Comercial - Gerenciamento .............. Marcelo Adriano da Silva
Empresa Paraestatal - Diretoria ...................... Denise Helena Melendez Sefrin
Empresa Jornalística - Radiodifusão ................. Milton Gmelli
Empresa Gráfica  ................................... Marizete Nedina Ruznautt.
Empresa Digital - Gerente de Marketing...............  Diego Marques
Empresa Comercial ...............................................  Paulo Dubina

AGRICULTURA:

Soja - Produção .................................................. Luiz Fernando Azambuja.

ARTESANATO:

Professora...........................................................  Jane Luciara Bartz.

DIREITO:

Advocacia - Direito Civil ...................................... Saul Kazanowski
                       - Direito Criminal ................................ Thais de Campos Chinepp

EDUCAÇÃO:

Ensino Superior ....................................................... Ledi Perez Rödel.

ENGENHARIA E ARQUITETURA:

Arquitetura– Urbanismo – Projetos..................... Carlos Heitor de Freitas.

FARMÁCIA:
Farmacêutica - bioquímica .................................. Eunice Gomes de Carvalho.
Farmacêutica - industrial .................Luciara de Oliveira Gianechini.

FINANÇAS:

Banco de Crédito Agrícola................................. José Napoleão Kasprzak
Cooperativa de crédito ....................................     Ranieri Suris de Souza.

MEDICINA:

Análises Clínicas ............................................ Vitor Volz Thofehrn.

PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS:

Técnico em Segurança ....................................... Cláudio Duarte Sousa
Contabilidade geral ............................................. Silvana S. Vieira


VESTUÁRIO:

Moda e Confecções varejo.....................................Alia Iaassoub Farias

Artigos para homens –

Varejo .................................................................. Valdemar Sperotto Ferrão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário